Press release
18 maio 2009

Design de bicicleta sustentável

Em 18 de Maio deste ano, você poderá escolher entre as bicicletas de estilo comum e as bicicletas de bambu de Flavio Deslandes, as quais realmente chamam a atenção. É quando o desenhista industrial brasileiro que mora na Dinamarca vai lançar sua primeira coleção de bicicletas feitas a mão.

Bom para você - bom para o mundo

O quadro da bicicleta é construído em bambu. Pedalando de bambu você está reduzindo o seu consumo de carbono e contribuindo para um mundo mais "saudável". Você não está apenas mostrando os seus valores, mas também melhorando o seu conforto graças à capacidade flexível, ainda que rígida, do bambu.

Os bambus utilizados nas bicicletas de Deslandes são originários do Brasil, onde são colhidos a mão e selecionados cuidadosamente para esta utilização particular. Em seguida passam por um processo de secagem e recebem um tratamento em sua superfície para durar muito tempo. Por conta de suas características estruturais,
foram desenvolvidas técnicas e ferramentas especiais  para a construção das bicicletas.

Um material exclusivo

Desde tempos remotos o homem tem utilizado o bambu para a construção de casas, móveis, cercas, tapetes, bem como objetos de decoração e uso pessoal - e também como uma fonte de alimento. O bambu atrai cada vez mais o interesse dos pesquisadores os quais vem revelando novos e importantes usos para este material.

Flavio diz: "Bambu é o tubo de estrutura orgânica da natureza. Eu sempre acreditei que esse belo material tem um grande potencial. O desafio de fazê-lo funcionar me fez continuar. Minha motivação sempre foi a possibilidade de conectar um design moderno com materiais naturais. A idéia de fazer esta conexão em uma bicicleta é lógica se você pensar sobre isso: Pedalar é uma forma muito eficaz de transporte. Combinar um material sustentável, como o bambu, com um veículo de baixo gasto de energia parece ser muito correto."

Um encontro com a cultura dinamarquesa de bicicletas

Quando Flavio Deslandes - o designer brasileiro por trás da concepção da empresa dinamarquesa de mesmo nome - se mudou no ano de 2000 para Copenhague, Dinamarca, ele teve a oportunidade de conhecer um novo mundo relacionado com as bicicletas e uma cultura de ciclismo. Flavio desde então tem trabalhado para várias empresas da indústria de bicicletas - com mecânica, produção, desenvolvimento de produtos e design. E ele tem construído ambas bicicletas convencionais e bicicletas de bambu para clientes privados.
Flavio Deslandes agora está pronto para compartilhar com outros o seu mundo de bicicletas de bambu. Uma de suas bicicletas podem ser adquiridas a partir de EUR 3800.
As bicicletas feitas a mão podem ser encomendadas diretamente pelo site www.flaviodeslandes.com e a partir do próximo ano em determinadas lojas.

______________________________________________________

Para obter maiores informações sobre as bicicletas de bambu e Flavio Deslandes, por favor contate:

 
Tel. +45 2662 3292
info@flaviodeslandes.com
www.flaviodeslandes.com